Domingo, 24 de Fevereiro de 2008

Subcultura PUNK

O estilo punk surgiu em 1975 como mais uma manifestação juvenil semelhante aos da década de 50 e 60: o objectivo do movimento era a afirmação de um estilo, sem envolver com questões éticas, políticas ou sociais. O estilo musical punk rock surgiu nos Estados Unidos com a banda The Ramones, que se baseou no rock and roll, com músicas simples e curtas, no máximo com três ou quatro acordes.
Na Inglaterra, o espírito renovador do punk rock juntou-se a uma situação de tédio cultural e decadência social, provocando o surgimento do punk propriamente dito, com estilo visual grosseiro, humor ácido, sarcasmo, agressividade e pessimismo.
Actualmente, o conceito de punk é um pouco diferente do punk “clássico”. De fato, entre os membros da tribo não existe agressividade e pessimismo, características atribuídas às tribos surgidas Inglaterra.
A moda punk contrasta com a moda vigente e apresenta sempre elementos contestadores aos valores aceitos pela sociedade. Entre as características ideológicas podemos citar o anti-nazismo, o amor livre, a liberdade individual, o autodidatismo e o cosmopolismo.

A

 

moda é, junto à música, o aspecto cultural mais característico e evidente do punk. O termo moda, no entanto, não é bem aceite pela maioria dos punks e influenciados pela cultura punk pois é entendido estritamente como modismo, aceitação social, comércio e/ou mera aparência. Costuma-se empregar o termo estilo, com o significado de "roupa como afirmação pessoal" (apesar deste também ser um dos significados da palavra moda).

 

 

Características:

O estilo punk pode ser reconhecido pela combinação de alguns elementos considerados típicos (alfinetes,

lenços no pescoço ou à mostra no bolso traseiro da calça, calças jeans rasgadas, calças pretas justas,bondage pants (calças xadrez com vários zípers nas pernas),bottons de bandas punk e de protesto, jaquetas de couro com rebites e mensagens inscritas nas costas, coturnos, tênis
converse, correntes, corte de cabelo moicano, colorido ou espetado, etc), sendo esta combinação aleatória ou de acordo com combinações comuns a certos subgéneros punk, ou ainda o reconhecimento pode ser pelo uso de uma aparência que seja desleixada, "artesanalmente" adaptada e que carregue alguma sugestão ou similaridade com o punk sem necessariamente utilizar os itens tradicionais do estilo.

 

A moda punk, na sua maioria, é deliberadamente contrastante com a moda vigente e por vezes apresenta elementos contestadores ou ofensivos aos valores aceitos socialmente -no entanto um número considerável de punks e alguns subgéneros apresentam uma aparência menos chamativa (por exemplo o estilo tradicional

Enquanto o estilo punk desligado de um movimento costuma utilizar com liberdade os elementos, combinando peças intuitivamente e utilizando outros itens que não fazem parte do estilo clássico, os membros dos diversos grupos do movimento punk consideram fundamental algumas combinações tradicionais de elementos, uma vez que elas identificam o grupo (e consequentemente a ideologia) específico a que o indivíduo pertence.

 

 

 

Em diversos países, a roupa é na maioria das vezes o elemento que desencadeia as brigas de rua entre gangues, membros de grupos divergentes do movimento punk e outros movimentos que repudiam o punk. A combinação arbitrária de elementos costuma não ser bem vista por punks de gangues e sub-grupos do movimento pois é interpretada como uma demonstração de ignorância sobre os costumes, a aparência e as ideologias punk ou fruto de uma tentativa da cultura vigente se apropriar desse estilo. Este desentendimento pode culminar no desprezo, ridicularização ou hostilidade para com o indivíduo ou, nos casos dos grupos violentos, no furto de peças e agressão.

hardcore). Há também indivíduos intimamente ligados a esta cultura que não têm nenhum interesse ou deliberadamente se recusam a desenvolver uma aparência punk, em geral motivada pelas diversas críticas que a moda punk recebeu durante a sua história. As variações dos elementos das roupas punk e o surgimento de ramificações de estilo estão associados, na maioria dos casos, ao surgimento de novos subgéneros musicais, influências ideológicas e de elementos de outras culturas que em determinados momentos dividiam o mesmo espaço com o punk.A ideia popularmente difundida e equivocada de que todos os elementos do estereótipo punk foram "planeados" cuidadosamente como simbolismo da ideologia libertária/anarquista, é com frequência aceita entre novos punks que acabam desta forma propagando e consequentemente agregando pouco-a-pouco um sentido simbólico que não existia anteriormente à moda punk.

 

 

Actualidade

 

No fim dos anos 1990 e começo de 2000 a nova geração emo tornou-se a corrente predominante na cultura popular. Caracterizada por elementos de moda do pop-punk, hardcore straight-edge da década de 1990 e gótica como: - franja comprida; - maquilhagem preta reforçada nos olhos (tanto em homens quanto mulheres); - piercings; - para as roupas admiram a cor preta (para eles significa profundidade), vermelha e branca, que podem estar sozinhas ou combinadas formando uma malha xadrez; - tênis no estilo mad rats; - muitos acessórios; Ou seja, lutando por liberdade, amor, liberdade de expresão, demonstrando em seu rosto ar de magoado. Os emos são frequentemente odiados por punks puristas, atraindo assim muitos falsos punks para o estilo.

 


publicado por emotional às 15:45
link do post | comentar | favorito
|
17 comentários:
De the Perfect a 26 de Setembro de 2008 às 01:35
Aff....
Franja.....? maquiagem......Mad rat's.... Punck...?
Atitudes Punck's... vai tomar no cu....!
onde ja se viu....

sem cultura... hippie... nao vou falar mais nada. Poovo sem cultura......¬¬


De CHRISTIAN a 27 de Dezembro de 2008 às 15:36
FODA, LEGAL A DEFEZA E A LEMBRANÇA DE QUE O PUNK NUNCA VAI ACABAR POR NOSSAS IDEOLOGIAS E QUE NA VERDADE Ñ PRECISAMOS MATAR NEM ROUBAR O ESPANCAR UM OUTRO APENAS NOSSOS ESTILO E NOSSAS PALAVRAS COMO A MÚSICA JÁ DIZ OQUE SOMOS ...
PUNK ONTEM .HOJE ,AMANHÃ E SEMPRE...


De BrokenDoll a 5 de Março de 2009 às 21:37
u.u
o quanto eu não dava para ter vivido em londres nos anos do auge do punk...
hoje em dia está tudo tão esmorecido, e só se vêem posers... e dps vêm akelas miudas dizerem k são punk/ emos... wtf?
...

curiosidade: porque é que nas imagens só há homens? não é como se um punk fosse um movimento unicamente masculino... O_O


De Mans0n_GirL a 24 de Março de 2009 às 15:21
P0izZ .. c0ncordóó cntgóó .. sóó se vêem agóóRa PSEUDOS punks e emos .. !!
AgóóRa jáá naum existem punks nem emos verdadeiros .. um dia queRem seR punks/emos, no ouTróó dia jáá queRéém seR Xungas ou Bet0zZ !! mas em q mundóó é q estáám0zZ??


De Anónimo a 30 de Abril de 2009 às 01:00
hoje em dia só há é muita gente a utilizar o estilo punk para dar nas vistas, ser o centro das atenções, sem sequer conhecer a sua ideologia ou o seu porquê...vestem-se assim porque dá estilo e pronto...omg !!!!!!!!


De katia a 12 de Maio de 2009 às 11:18
isto é tudo uma treta. acordem para a vida.


De Guilherme santos a 1 de Junho de 2009 às 16:06
é cara...
o pior de tudo são esses caras q usam um monte de brinco e piercing...
Meu se o cara levar uma porrada ou alguem puxar isso o dano será imenso, então...
Brinco ou piercing não é caracteristica punk...
Algumas pessoas dizem q o q torna uma pessoa punk msm são as atitudes... mas agora vem a pergunta... quais atitudes são essas????
Um coisa é ser punk outra é ser burra!!!
Então não faças coisas idiotas para derrepente ir parar preso!!!!

Quem quiser entrar mais um pouco na mente aqui basta add ai:
guilhermeabilly@hotmail.com


De b.girl pannp a 1 de Junho de 2009 às 19:52
PRA FALAR A VERDADE ME CONSIDERO MUITO PUNK NA MINHA VIDA ;ANTES DE EU TER O ESTILO DE PUNK EU FUI SABER A IDEOLOGIA DO BAGUI NAO E Q EU GOSTEI EQ EU ME ENCAIXO MAIS COM O ESTILO AGRESIVO DO PUNK ;;ESTUDI MUITO E MUDEI MUITO PRA SER OQ SOU ;;PASSEI POR VARIOS PRECONCEITOS DE VARIAS PESSOAS NEGROS,BRANCOS,JAPONES,CHINES,FAMILIARES;;SOU OQ SOU NAO MUDO NUNCA EU AMO SER ASSIM E ODEIO QM FALA MAL DE MIM;;;***


De _|_ a 5 de Julho de 2009 às 08:43
cara como fazem tudo parecer um caos ^^_|_
cara se vestir como punk naum diz que vc e um punk cara... eu tenho moicano, ropa punk e talz... mas tem varios que se vestem na rua de punk e saem todos bons de boka, sem nem saber qual eh a nossa ideolagia... sem nem ao menos saber o que eh um skin, oi não sabem diferenciar os tipos de skin... isso começa ate mesmo a feder ¬¬
axo que aki no brasil meu os punk tem que fikar mais ligero com essas poha ai! naum gosto de posers e muito menos emos!


De _|_ a 5 de Julho de 2009 às 08:48
cara por esse ultimo comentario so posso falar assim...
QUE SE FODA QUEM NÃO GOSTA!
eu jah fui pro conselho tutelar umas 3x!
meu pai me expulso de casa umas 5x!
no sul aki os nazi toma conta das cidade cara, corro risco de ser espancado ou morrer todos os dias meu!
e eu digo foda-se cara PUNK eh o que eu sou... nunca vou largar esse ideal!
[A]


De punkie a 28 de Julho de 2009 às 20:35
olhem nao gostam do estilo paciencia..
ka eu sou.. e nao é pa xer o centro das atenxoes.. é porque tenho razoes e sei a cultura toda.. portanto nam critikem. se sao betos ou o crlh nam falem dos outrs yh?!
FUCK OFF pra kem falar .|.


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

25
26
27
28
29


.posts recentes

. Betos ( preps ou pattys)

. Subcultura PUNK

. subcultura EMO

. Tribos urbanas

. Introdução

.arquivos

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds